Empreendedorismo de Henry Ford

Empreendedorismo de Henry Ford

PDF
Imprimir
E-mail
Escrito por tmjr
Qua, 29 de Fevereiro de 2012 16:52
Henry FordHenry Ford nasceu em 1863 em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos. Ford começou a gostar de motores trabalhando na fazenda de seu pai. Ele era responsável pelos reparos nas máquinas e mostrava muita habilidade para inovar. Ele sempre observava o funcionamento mecânico dos equipamentos para tentar facilitar seu trabalho, pois a vida na fazenda era difícil e exigia serviços pesados feitos à mão.
Em 1879, com 16 anos, Ford começou a trabalhar na James F. Flower & Bros., e mais tarde na Detroit Dry Dock Co. Em 1885, trabalhando como mecânico das oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se concentrou nos motores a explosão. Dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor desse tipo, movido à gasolina.
Por volta de 1890, Ford trabalhou como engenheiro maquinista na Edison Illuminating Company. Em 1893, após sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe, Ford passou a ter tempo e dinheiro para dedicar-se às suas experiências pessoais com motores a gasolina. O gosto pessoal resultou na Detroit Automobile Company, sua primeira empresa. Anos mais tarde a Ford Motor Company foi fundada em 1903
As ideias de Henry Ford eram inovadoras e modificaram o pensamento da época. Ele iniciou os processos de mecanização, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento, e por consequência dos produtos, forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal - o operário não precisava pensar apenas como fazer, mas efetuá-lo com o mínimo de movimentação possível.Além do processo, Ford implementou a política de metas e revolucionou o tratamento aos seus funcionários permitindo um salário quase duas vezes maior que outras indústrias. Segundo ele, dessa forma seria criado um movimento econômico cíclico com a maior distribuição de renda aumentando o poder de compra da classe operária. A esse movimento ele deu o nome de “salário de motivação” (“wage motive”).O sucesso de Henry Ford também se deu pela divulgação de seus produtos. Ele criou um sólido sistema de publicidade para garantir que cada jornal transmitisse notícias e anúncios sobre os seus produtos e lançamentos.  Henry Ford, excelente empreendedor é, até hoje, um dos maiores ícones dos estudos de gestão e administração, sendo também um símbolo de inovação. Ele faleceu em Dearborn no dia 7 de abril de 1947.
“Há um punhado de homens que conseguem enriquecer simplesmente porque prestam atenção aos pormenores que a maioria despreza”, Henry Ford. E você empreendedor? Concorda?

Fonte: Pensando Grande 


Última atualização ( Dom, 06 de Maio de 2012 16:14 )

Comentários  

 
#1 thais 20-04-2012 12:05
Eu sou a thais, não sou empreendedora mas eu comcordo com frase de HENRY FORD.
Porque senão tivesse nada do que ele criou quase nada funcionaria.
Citar
 

Adicionar comentário


Newsletter

Notícia

Redes Sociais